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Exercício burpees o que é? E como fazer

O exercício burpees é uma atividade física de múltiplos movimentos, o que o torna um exercício muito completo. Ele une movimentos de flexão e salto que o classifica como treinamento de força e exercício aeróbico.

Exercício burpees para que serve?

exercício burpees

Como foi falado acima o exercício burpees é  muito completo, e exercita vários grupos musculares.

Pelo fato de poder ser feito de qualquer lado, ele proporciona aumento de massa muscular e resistência muscular, o exercício também auxilia  na perda de massa gorda.

Benefícios do exercício  burpees

O exercício burpees promove  diversos benefícios, como o crescimento de massa muscular, aumento de resistência cardiopulmonar, perda de peso e melhoria na coordenação motora. Além do mais, este exercício fortalece toda a musculatura do corpo.

Segue abaixo os músculos trabalhados no burpees :

1- Glúteos

2- Lombar

3- Abdômen

4-Peitoral

5- Flexores do quadril

6- Quadríceps

7- Panturrilha

Burpee emagrece?

Este exercício é como qualquer outro, ou seja ele também promove queima calórica. Segundo estudos o burpee queima em média 160 calorias em 17 minutos de treinamento .

É claro que se o burpee  for integrado em um conjunto de exercícios voltada para emagrecimento sua eficácia aumenta muito.

E se você quer saber mais sobre emagrecimento indicamos a leitura dos posts abaixo:

11 Benefícios de andar de bicicleta para a saúde

5 exercícios para treinar pernas e glúteo em casa

Caminhada: Benefícios e plano de treino

É  importante ressaltar que não é simplesmente a prática da atividades físicas que promove o emagrecimento. Também  é nescessário um alimentação voltada para este objetivo, ou seja composta por refeições equilibradas, nutritivas, controladas, e saudáveis.

Burpee para iniciantes

Se você interessou pelo burpee, acredito que você tambem quer aprender fazer. No vídeo abaixo tem dicas muito boas para te ajudar a fazer o exercío corporal mais completo que existe.

 

Exercício burpees como fazer?

Qualquer um pode fazer este exercício, desde que saiba como fazer e tenha um condicionamento para tal. Procure realizar o treino no seu tempo e com o número de repetições dentro do possível. O ideal é ser acompanhado por profissionais da área.

O exercício burpees pode  ser feito de várias maneiras e a seguir vamos falar sobre algumas delas:

1- Exercício burpees clássico

O burpee clássico é a  maneira mai simples e fácil  de realiza-lo, pois é como fazer  uma flexão e em seguida fazer um agachamento com salto, de maneira rápida e ágil e para fazer o execício da maneira correta siga as instruções abaixo:

1-Em pé mantenha os pés afastado um do outro na largura dos ombros. Em um único movimento, coloque as mãos apoiada no chão ficando na posição de prancha.

2-Em seguida dê um pulo e eleve os pés até às linhas das mãos, colocando-os entre elas. logo após dê um salto para cima, conservando os braços juntos do corpo, e para finalizar o exercício volte à posição vertical. Repita o exercício até completar a serie.

Faça três série de 8 a 12 repetições, mas sempre respeite os limites do seu corpo.

Assita o vídeo abaixo e  veja como realizar o exercícios ( observação: Este exercício pode ser realizado de várias formas por isso pode haver diferença entre o vídeo e a descrição do mesmo, mas independente da forma que você escolha seguir ambas estão corretas).

 

 

2- Burpee push-up com pike

Em pé mantenha os pés distantes um do outro (à largura dos ombros). Em um único movimento, firme as mãos no chão ficando na posição de prancha.

Neste momento, ao  invés de dar o salto, realize o pike: na posição de mãos apoiadas no chão, procure trazer os pés para a frente, em sentido aos braços apontando o quadril para cima, até ficar em um ângulo de noventa graus. Procure manter as costas na posição certa.

Retorne para a posição de flexão, realize uma flexão de braços e dê um salto para cima, conservando sempre os braços rente ao corpo.

Para finalizar fique de pé. Repita o exercício até completa-lo, pode -se fazer três série de 8 a 12 repetições, mas sempre respeite os limites do seu corpo. Veja o vídeo abaixo e faça o exercício da forma correta:

 

4- Burpee com salto homem-aranha

Quem diria que o homen-aranha poderia nos dar aula de burpee!! Para realizar o exercício comece com um burpee normal, ficando de pé com os pés afastados à largura dos ombros. Quando abaixar para fazer a flexão, leve o joelho direito em direção ao cotovelo direito (sem girar o quadril). Mantenha-se atento quando for realizar o movimento, pois não é fácil acertar de primeira. Dica (faça o exercício lentamentes até que seu corpo crie memória muscular e assim realize o movimento da maneira correta.

Para fazer o exercício do outro lado, basta repetir o mesmo movimento com o joelho esquerdo. Finalize o burpee dando um pulo para cima, mantendo os braços juntos ao corpo, e volte à posição normal.

 

5- Burpee alpinista

Quer aumentar a dificuldade do exercício e obter mais resultado? Então bora lá. Fique de pé com os pés distantes à largura dos ombros e os braços na largura do corpo, dobre os quadris e os joelhos e abaixe-se para colocar as mãos no chão. Em seguida estique as pernas para trás realizando um pulo rápido, e entre na postura de flexão.

Em seguida levante o pé direito do chão e leve o joelho o mais perto que você conseguir do peito.Volto pé à posição inicial. Refaça o movimento com a perna oposta. intercale para frente e para trás algumas vezes.

Quando finalizar as repetições, faça o salto típico do burpee. No momento em que voltar à vertical, repita todo o movimento quantas vezes quiser.

 

 

6- Burpees Tuck Jump

Neste estilo burpee prepare-se para dar um salto top. Como na maioria dos burpee comece com os pés afastados à largura dos ombros e os braços estendidos ao lado do corpo.

Em sguida poem as mãos no chão e salte para trás, ficando na posição de prancha. Retorne para abaixar e realizar o pulo.

No momento do pulo, retire os pés do chão e curve os joelhos próximo ao peito. Pouse o mais suave qeu puder. Realize o exercício quantas vezes preferir, sempre respeitando seu corpo.

 

7- Burpee com uma perna só

Este estilo de é igual ao clássico, mas com uma simples diferença, ele deverá ser feito utilizando somente uma perna só, como se fosse o saci-pererê.

Para simplificar basta ficar de pé, colocar as mãos no chão, e ficar na posição de flexão, pule e caia em pé novamente. Intercale o execício entre uma perna e outra sempre utilizando somente uma perna

 

Treino burpee: 16 variações de burpees

Segue um vídeo extra mostrando vários estilos deste exercício caso os que foram sitados acima não seja do seu gosto.

 

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Exercício burpees

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