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11 Benefícios de andar de bicicleta para a saúde

Andar de bicicleta é uma atividade física que tem ganhado cada vez mais praticantes, por ser uma atividade relativamente barata e por proporcionar muitos benefícios.

Se você esta procurando por motivos para andar de bicicleta você esta no lugar certo, pois se você ficar até o fim deste post você vai descobrir o quanto este exercício é benéfico para o ser humano.

O melhor de tudo é que mesmo pedalando poucas vezes na semana, você já vai sentir uma grande diferença em sua vida como um todo.

Portanto, não pense mais procure praticar esta atividade fisica o mais rápido possível.

 

Por que andar de bicicleta?

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Por ser uma atividade física, andar de bicicleta ajuda a melhorar o humor, conserva o corpo em movimento, nos tira do sedentarismo, ajuda na queima de calorias e nos leva a ter uma rotina mais saudável.

Um dos grandes “porques” de se andar de bicicleta é o fato de que caso você não tenha muito tempo para praticar alguma atividade física no seu cotidiano, você pode trocar o meio de transporte convencional para o trabalho por uma bicicleta.

Com isso além de você fazer exercícios, você tembem ajudará o meio ambiente, e não sofrerá com o trânsito.

No próximo tópico iremos falar sobre os benefícios para sua saúde por decidir de andar de bicicleta.

 

Benefícios de andar de bicicleta

Andar de bicicleta proporciona tantos benefícios em nossa vida como um todo que neste tópico vamos falar somente sobre alguns benefícios que ele gera para nosso corpo:

 

1- Melhora o tônus muscular

Como todo exercício físico, pedalar exige força dos músculos, por isso, pedalar regularmente vai fazer com que você ganhe força e tônus muscular , sobretudo na parte inferior do seu corpo.

Forçar os pedais envolve seus quadríceps, as coxas, e os glúteos. Também força os braços e ombros, principalmente ao segurar o guidão dos dois lados para subir lugares inclinados.

 

2- Promove bem estar

Se tem uma coisa que você nunca vai ver é uma pessoa pedalando com uma cara amarrada, ou seja expressando raiva ou tristeza.

Sabe porque isso acontece? Porque pedalar faz com que o seu organismo solte endorfinas e serotoninas, e esses hormônios são reponsáveis por causar a sensação de prazer no ser humano.

Sendo assim, além de fazer bem para o corpo, alma, o bolso e o meio ambiente, andar de bike também ajuda a combater a depressão, ansiedade e o estresse.

 

3- Aumenta o fôlego

Não sei se você sabe, mais seus pulmões é um musculo e quanto mais você exercita ele mais forte ele fica.

E por consequencia disso você vai ter um pulmão podereso quando começar a andar de bicicleta.

Já observou um ciclista subindo uma ladeira bem inclinda e ficou se perguntando como ele consegue fazer isso?

A respostaé simples ele tem um belo par de  pulmões reforçados, e por consequêcia um fôlego de dar inveja.

A explicação ciêntifica para isso é que quando a pessoa pedala, ela precisa de mais oxigênio e com o ato repetitivo acaba exercitando mais a respiração.

Com o passar do tempo, você começa perceber que você faz o mesmo percurso  com menos esforço, ou seja consegue subir longas subidas e pedalar por longas distâncias.

E isso nos leva para o nosso próximo tólpico.

 

4- Aumenta de resistêcia

Quando começamos a pedalar parece que a preguiça e a indisposição esta montada em nós, mas com percistência isso vai mundando com o passar do tempo.

E outro benefício que andar de bicicleta nos dá é o ganho de resistência física, e isso vai muito além da prática do exercício, pois isso vai influênciar em todas as atividades do seu dia a dia, trabalhar, brincar com os filhos, dormir então nem se fala.

 

5- Melhora o sono

Não vamos nem dar muito destaque para este tópico, pois já é mais do que conhecido que toda prática de exercício influência positivamente no sono.

 

6- Não prejudica as articulações

Existem muitas pessoas que realmente querem praticar algum tipo de exercício, mas por ter algum tipo de problema nas aritculações não podem fazer qualquer tipo de exercício.

Se você que está lendo texto está neste grupo de pessoas. Temos uma ótima notícia pra você.

Andar de bicicleta não é como caminhada, pular corda, ou burpees, pois no pedal, o seu contato com o chão não fica por conta das suas pernas e pés.

E isso absorve todo o impacto que iria para suas articulações, principalmente nos pés e joelhos, então se você possui alguma restrição física para atividades  de impacto o ideal é partir para bicicleta.

Como sempre frizamos aqui no Dicas Fit, nunca pratique qualquer tipo de atividade física sem um acompanhamento profissional, pois as pessoas são diferentes e ninguem melhor do que um pofissional qualificado para dizer o que você pode ou não pode fazer.

 

7- Abaixa o colesterol

Por ser uma atividade que acelera o metabolismo andar de bicicleta faz com que as substâncias que geram o colesterol ruim (LDL) sejam rapidamente queimadas pelo seu corpo.

 

8- Andar de bicicleta ajuda a prevenir e controlar o diabetes

Andar de bicicleta frequentemente ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis, e também reduzir o risco de complicações cardiovasculares.

Ou seja se você é uma pessoa diabética provavelmente seu médico ja te disse que você deve praticar algum tipo de atividade física e andar de bike esta entre os melhores exercícios para os diabéticos.

E se você não é diabético e quer prevenir que este mal te alcance, adote a pratica do ciclismo o quanto antes em sua vida.

 

9- Controla a pressão arterial

Andar de bike além de fortalecer os musculos, também trabalha as veias arteriais. A ação de contração e relaxamento delas ficam mais rápido durante a pedal, fazendo com que a pressão arterial diminua.

 

10- Melhora a coordenação motora

Aposto que dessa você não sabia que andar bicicleta é otimo para melhorar sua cordenação, pois a atividade faz com que você movimente todo o corpo.

E isso faz com que você desenvolva cordenação entre os membros, e por consequencia faz com que você desenvolva seus reflexos deixando eles mais rápidos.

 

11- Andar de bicicleta te deixa mais jovem

Porque só ter uma boa saúde , se você pode ter uma boa saúde e ter uma aparência mais jovem.

Pois é andar de bike também faz isso por você, pois é isso que diz um estudo voltado para envelhecimento, coordenado pela pesquisadora Janet Lord, da Universidade de Birmingham.

Este estudo fez uma comparação entre 125 ciclistas amadores, com pessoas que não praticavam nenhuma atividade física.

O resultado da pequisa comprovou que mesmo com o passar do tempo, o tônus muscular permanecia entre os praticantes da atividade, ou seja, jovens e cheia de vigor.

Essa mesma pesquisa comprovou que andar de bicicleta, se expandia ao sistema imunológico, tornando ele mais forte. E isso ajuda conter ataques de vírus e bactérias no organismo.!

Quem diria que uma simples bicicleta te deixaria mais jovem e mais bonita!!!

 

Aumento dos combustíveis

Neste tópico gostariamos de abrir um parentese sobre um benefício que não esta ligado diretamente a saúde, mas é de extrema importância

Outro motivo pra lá de considerável para se aderir a bicicleta é o fato que cada dia que passa ela esta cada vez mais cara.

No momento em que este artigo esta sendo escrito o preço da gasolina esta custando R$7,27 onde estamos localizados, e alguns lugares do Brasil o preço já chegou aos R$10,00.

 

Andar de bicicleta emagrece?

andar de bicicleta

É claro que não deixariamos de falar sobre este benefício, pois para esta pergunta queriamos deixar um tópico separado, pois sabemos que muitos querem ter um corpitcho maravilhoso.

Andar de bike por ser um exercício que acelera seu metabolismo (faz com que o seu corpo queime calorias de maneira mais rápida) como foi dito anteriormente. A resposta é “sim” andar de bicicleta emagrece.

Pois pedalar reduz o acúmulo de gordura no seu organismo e, e por consequencia, uma corpo mais magro.

 

Andar de bicicleta engrossa as pernas?

Quem não quer além de ter um corpo esbelto um belo par de pernas? Acho que todo mundo, seja você homem ou mulher.

E se você quer conquistar pernas fortes e torneadas, andar de bicicleta vai te ajudar sim neste processo.

Mas isso não é tudo!! Você vai precisar fazer outras coisas, pois só pedalar não será o suficiente.

 

Pedalar perde barriga?

Perder barriga e emagrecer é sempre uma questão de promover déficit calórico então, andar de bicicleta aliado a uma dieta voltada para emagrecimento pode sim ajudar a perder barriga.

E se você quer conquistar uma barriga de tanquinho nós do Dicas Fit preparamos uma série de dicas para você conquistar uma barriga chapada. Clique no link abaixo e dê o primeiro passo!!

Dicas para perder a barriga

 

Algumas dúvidas sobre andar de bicicleta

O fato é que as pessoas tem sentido a necessidade te praticar algum tipo de atividade física. E andar de bicicleta está entre as mais procuradas, e as perguntas que as pessoas mais fazem são:

1- Andar de bicicleta emagrece quantos quilos por semana?

Depois de saber o quanto é benéfico andar de bicicleta, é quase que obrigatório querer saber quanto tempo leva pra perder determinado peso.

Em média uma pessoa que anda de bike três vezes por semana pode perder  em torno de  1,5 kg.

Para ser um pouco mais preciso, uma pessoa que pesa entre 60 e 70 quilos, durante uma hora pode queima entre 180 e 210 calorias.

 

2- O que gasta mais calorias andar de bicicleta ou caminhada?

Os dois exercícios são muitos bons, por serem aeróbico, ou seja, precisam de oxigênio para produzir energia.

Uma das característica desse tipo de exercício é a intensidade e a duração longa, por serem mais leves eles precisam de um tempo mais prolongado para dar resultados.

Este tipo de exercício trabalha vários grupos musculares simultaneamente e por terem uma duração maior, melhora a capacidade do coração e dos pulmões.

Mas em geral, caminhar queima menos calorias por minuto do que andar de bicicleta, pricipalmente se o ritmo da pedalada for mais acentuado.

Segundo o American College of Sports Medicine, uma pessoa de 80 kg irá queimar cerca de  360 calorias em uma hora de caminhada.

Esse mesmo individuo pedalando em média a uma velocidade de 18 a 25 km/h vai queimar cerca de 850 calorias.

Mas se a caminhada evoluir para uma corrida o quadro muda pois em uma hora de corrida a pessoa pode chegar a perder 1000  calorias.

Quer saber mais sobre como fazer uma caminhada? Clique no link abaixo e boa leitura.

Caminhada: Benefícios e plano de treino

 

Como escolher a melhor bicicleta

Para fazer uma boa escolha o primeiro passo que precisa ser dado é você definir é qual será o uso principal dela.

As perguntas que precisam ser feitas são:

1-Vou utilizar apenas para lazer?,

2-Quero usar para ir ao trabalho?

3-Você vai pedalar todos os dias ou só de vez em quando?

4-Vou utlizar sozinho ou pretendo carregar alguem (filhos)?

Se você for usar a bicicleta somente para passear, não precisa ser muito forte, ela só precisa ter equipamentos que possibilite trocar a velocidade. Caso você descida pedalar a noite é importante ter algum de tipo de iluminação e pisca alerta.

O fato é que a melhor bicicleta sempre vai ser aquela que atenda às suas necessidades e que caiba no seu bolso, mesmo que seja uma bem simples.

O que não pode, é deixar de praticar este exercício “por não possuir aquela bicicleta”.

 

Bicicleta boa e barata

Um dos benefícios que este exercíco possui é o fato de ser barato pratica-lo, pois no mercado existem bcicletas para todos os gostos e bolsos e neste tópico queremos deixar aqui algumas indicações de bicicletas boas e baratas:

 

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Equipamentos para andar de bicicleta

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A bicicleta é como qualquer outro meio de transporte e como todo meio de transporte, as pessaoas estão sujeitas a algum tipo de contra tempo e neste tópico queremos falar sobre os pricipais itens de segurança para quem quer andar de bicicleta:

1- Capacete

Este iten é o mais importante que um ciclista precisa ter, pelo fato de proteger a cabeça e evitar um mal maior caso a pessoa venha sofrer uma queda.

2- Luvas

A luvas tem a função de absorver impactos que as mãos sofrem durante a pedalada, desse modo ela ajuda prevenir lesões e dores.

A luva também ajuda reduzir o aparecimento de calos e inflamações, proporcionam conforto, auxilia na pegada correta do guidão, aumenta a aderência na pegada dos punhos, evitando escorregar e  protege contra machucados nas mãos em caso de queda.

3- Óculos

Os óculos é um dos itens mais importantes, pois ele ajuda na proteção contra sol, areia, insetos ou qualquer sujeita que possa atingir os olhos.

É fato que a visibilidade é muito importante quando vai andar de bicicleta, afinal qualquer segundo sem ver pode gerar sérios problemas.

Por isso, invista em um bom par de  óculos, pois ele traz muita segurança para o seu passeio de bicicleta.

4- Retrovisores

Como diz o ditado relembre o passado para tomar boas decisões no futuro. E o retrovisor se enquandra razoavelmente bem nesta descrição.

Eles permitem que o ciclista visualize veja à traz e dos lados, e assim ele pode tomar decisões e desviar de obstáculos ou de outros pessoas ou carros que estejam na pista.

5-Buzinas

Sabemos que é um pouco chato, mas ter uma boa buzina vai ajudar os pedestres ou motorista de outros veículos, perceberem sua presença, e assim  diminuir a possibiliade de que algum acidente ocorra, ou seja aconteceu algum imprevisto acione a buzina, e alerte as pessoas sobre o que esta acontecendo.

6- Farol e lanterna

Não ser notado na pista pode ser grande problema, para o ciclista, afinal os outros motoristas ou pedestres podem não perceber sua presença.

E é por isso, que é muito importante ter uma boa na iluminação na bicicleta, pois ela traz mais visibilidade durante a pedalada, deixando você e as pessoas mais seguras.

Dicas Fit

Espero que este textão tenha te ajudado de alguma forma, pois nosso interesse é ajudar as pessoas tomarem boas decisões.

Se esse conteudo te ajudou de alguma forma e você quer ajudar a manter este trabalho, nós te convidamos a clicar nas imangens abaixo, e adquirir produtos em nossa loja dos parceiros Magalu e também em nossa loja virtual Obrigado.

 

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