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Caminhada: Benefícios e plano de treino

A caminhada é uma porta de entrada para quem chegou a conclusão de que não dá mais para viver uma vida sedentária e cheia de problemas de saúde.

Por ser um exercício fácil de realizar, não exigir  tanta habilidade e ter um custo baixo para praticá-lo, dentre as pessoas que decidem praticar algum tipo de exercício, a maioria delas de início decidem fazer a caminhada  .

Um dos motivos deste exercício possuir tantos seguidores é o fato dele poder ser praticado a qualquer hora do dia ou da noite (caso você tenha uma esteira) e também não ter nenhuma contra indicação (o máximo que pode acontecer é a pessoa ter alguma limitação que o impeça de caminhar).

Se uma pessoa não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada básica de 10 minutos no dia já causa efeitos significativos na pessoa em poucos dias, em uma semana já começa a aparecer os benefícios que a caminha promove.

Caminhada para iniciantes

Se a pessoa esta iniciando, o ideal é começar de maneira mais branda, fazendo a caminhada 3 vezes por semana a pessoa já obterá os benefícios que ela proporciona. E com o passar do tempo a pessoa pode e deve intensificar gradualmente o exercício.

Para os iniciantes o ideal é optar por trajetos planos, mas se já está na prática a algum tempo o individuo pode acrescentar subidas e decidas ao percurso.

Vale ressaltar que a caminha pode ser introduzido no seu dia a dia, deixar o carro ou a motocicleta de lado em trajetos mais curtos irá melhorar muito seu condicio mento físico e sua saúde.

Caminhada emagrece?

Se você que saber se caminhada emagrece? Esta no lugar certo, pois  a intenção deste post é responder  a esta pergunta e trazer o máximo de informações para facilitar a prática deste exercício.

Por ser um execício aeróbico, a caminhada é um exercício que se for realizado todos os dias (ou pelo menos três vezes por semana), aliado a uma alimentação saudável e associado a uma prática de exercícios mais intensos, auxilia no emagrecimento e também melhora a circulação do sangue, a postura corporal e a perder a barriga.

Caminhada ajuda perder barriga?

Como mencionado anteriormente a caminhada ajuda sim a perder medida na região do abdômen, mas para responder a esta pergunta com mais propriedade será utilizado um estudo que foi realizado pela Universidade de Louisiana, nos Estados Unidos, ela comprovou que a caminhada, além de ser um exercício barato é também uma excelente prática para queimar calorias e ajudar a reduzir a gordura na região abdominal.

Claro que para isso aconteça, o ideal é que a pessoa ande no minimo duas horas e meia por semana para começar a perceber a perda de gordura abdominal ( a famosa pochete), sempre levando em conta  a alimentação, pois ela influencia o resultado de qualquer atividade física.

Quer saber mais sobre como perder barriga leia este post: Dicas para perder a pochete

Benefícios da caminhada

Emagrecimento e perda de medidas não são os únicos benefícios que a caminha proporciona, além disso ela traz muitos outros benefícios como:

1-Melhora a circulação do sangue:

2-Os pulmões ficam mais eficientes;

3-Previne e combate a osteoporose;

4-Ajuda a diminuir a depressão;

5-Melhora a sensação de bem-estar e a auto estima;

6-O cérebro fica mais saudável;

7-Diminui o estado de  sonolência;

8-Reduz a vontade de comer;

9-Atua contra derrames e infartos;

10-Auxilia no controle da diabetes;

11-Suas noites de sono vão melhor muito.

Plano de treino para emagrecer

Primeira semana

Segunda-feira Caminhar 20 minutos em ritmo lento mais 15 minutos em ritmo moderado mais 15 minutos de caminhada lenta
Terça-feira Caminhar 10 minutos em ritmo lento mais 25 minutos de caminhada revezando entre 1 minuto de caminhada moderada e 4 minutos de maneira rápida mais 5 minutos de caminhada lenta
Quarta-feira Dia de descanso
Quinta-feira Caminhar 20 minutos em ritmo lento mais 15 minutos em ritmo moderado mais 15 minutos de caminhada lenta
Sexta-feira Caminhar 10 minutos em ritmo lento mais 20 minutos em ritmo moderado mais 20 minutos de caminhada rápida
Sábado Caminhar 5 minutos em ritmo lento mais 5 minutos em ritmo moderado mais 25 minutos de caminhada rápida e novamente caminhar  5 minutos em ritmo lento
Domingo Dia de descanso

 

Segunda semana

Segunda-feira Caminhar 10 minutos em ritmo moderado mais 25 minutos em ritmo rápido em seguida caminhe mais 10 minutos em ritmo moderado e para finalizar mais 5 minutos de caminhada lenta
Terça-feira Caminhar 5 minutos de forma moderada mais 35 minutos alternando entre 3 minutos em ritmo rápido e 2 minutos em ritmo moderado e para finalizar 5 minutos de caminhada lenta
Quarta-feira Dia de descanso
Quinta-feira Caminhar 10 minutos de forma moderada mais 30 minutos de forma rápida em  seguida  mais 10 minutos em ritmo moderado e para finalizar mais 5 minutos de caminhada lenta
Sexta-feira Caminhar 5 minutos de forma moderada mais 35 minutos alternando entre 3 minutos em ritmo rápido e 2 minutos em ritmo moderado e para finalizar 5 minutos de caminhada lenta
Sábado Caminhar 10 minutos de maneira moderada mais 25 minutos em ritmo rápido em seguida mais 15 minutos de maneira moderada e para finalizar mais 5 minutos de caminhada lenta
Domingo Dia de descanso

 

Terceira semana

Segunda-feira Caminhar 10 minutos em ritmo lento mais 15 minutos de maneira rápida mais  10 minutos de forma moderada em seguida mais 15 minutos de caminhada rápida  e para finalizar mais 5 minutos em ritmo lento
Terça-feira Caminhar 40 minutos revezando entre 3 minutos de forma rápida e 3 minutos de forma moderada em seguida caminhar 10 minutos em ritmo moderado e para encerrar 10 minutos de caminhada lenta
Quarta-feira Dia de descanso
Quinta-feira Caminhar 10 minutos de maneira moderada mais 15 minutos em ritmo rápido mais 10 min de maneira moderada em seguida mais  5 minutos de forma rápida e para finalizar mais 5 minutos de caminhada lenta
Sexta-feira Caminhar 20 minutos em ritmo moderado em seguida mais 20 minutos de maneira rápida e para encerrar mais 20 minutos forma lenta
Sábado Caminhar 50 minutos revezando entre 2 minutos em ritmo moderado e 3 minutos em ritmo rápido e para finalizar mais 5 minutos de caminhada lenta
Domingo Dia de descanso

 

Quarta semana

Segunda-feira Caminhar 25 minutos de maneira moderada mais 35 minutos em ritmo rápido e para finalizar mais 5 minutos de forma lenta
Terça-feira Caminhar 50 minutos revezando entre 2 minutos em ritmo moderado e 3 minutos em ritmo rápido e para finalizar 10 minutos em ritmo moderado
Quarta-feira Dia de descanso
Quinta-feira Caminhar 30 minutos de forma moderada mais 20 minutos de caminhada rápida e para finalizar mais 10 minutos em ritmo moderado
Sexta-feira Caminhar 50 minutos revezando entre 2 minutos em ritmo moderado e 3 minutos em ritmo rápido e para finalizar 10 minutos em ritmo moderado
Sábado Caminhar 40 minutos de maneira moderada em seguida mais 20 minutos de caminhada rápida e para encerrar mais 10 minutos em ritmo moderado
Domingo Dia de descanso

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Caminhada nórdica

caminhada

Enquanto nós do Dicas Fit  realizávamos pesquisas para a criação deste artigo, nos deparamos com este tipo de caminhada que até em tão não tínhamos ouvido falar.

Então decidimos adicionar este tópico para que se caso as pessoas tenham interesse em pratica-lo, ela tenha aqui um breve resumo sobre como ela funciona.

A ca­mi­nha­da nór­di­ca nada mais  é do que realizar uma caminhada se­gu­ran­do ­dois bastões que possibilita reduzir o im­pac­to do peso da pessoa sobre as pernas ao mesmo tempo em que ela mo­vi­men­ta­ os braços e os demais membros su­pe­rio­res e também o tronco.

Assista o vídeo abaixo e entenda melhor como funciona a caminhada nórdica.

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Caminhada em jejum emagrece: mito ou verdade?

A resposta é sim emagrece e aumenta em até 20% a queima de caloria! Contudo não é benéfico a saúde. Uma das coisas que mais defendemos aqui é sempre buscar ajuda profissional. Não tome este tipo de decisão sem passar por uma avaliação profissional.

Caminhada engrossa as pernas?

A reposta para esta pergunta também é sim! A caminhada ao contrário do que muitos pensam  fortalece os músculos das coxas e engrossa  as pernas.

Na prática da caminhada os músculos das coxas é muito usados durante a atividade. Sendo assim, eles enrijecem de maneira muito intensa, tonificando as pernas ao longo do tempo.

A Caminhada queima calorias?

Uma caminhada feita de maneira acelerada pode levar o organismo a queimar em 1 hora entre 300 e 400 calorias, mas isso depende muito da pessoa, pois vários fatores são levados em consideração quando o assunto é emagrecimento. Quando o assunto é perda de peso uma máxima é verdadeira cada caso é um caso e por isso é necessário ter acompanhamento profissional.

Saiba mais sobre emagrecimento neste artigo: Dicas de como emagrecer com saúde

Caminhada define o corpo?

caminhada

Realizar caminhadas ajuda sim na definição do corpo, pois a atividade tonifica os músculos e assim o define, principalmente as coxas, bumbum e as pernas.

Caminhada na esteira emagrece?

caminhada

Poder fazer caminhada ao livre é muito bom por vários motivos, mas se seus horários não colabora fazer o uso da esteira é de grande valia

Ter acesso a uma esteira seja ela em casa ou em uma academia ajuda na constância do exercício, pois independente do tempo ou horário a pessoa poderá realizar sua caminhada.

E respondendo a pergunta que este tópico sugere a responder “ caminhada na esteira emagrece?” a resposta é positiva.

A caminhada na esteira no que diz respeito a resultado é até mais eficaz do que a caminhada ao ar livre, pois existe no mercado esteiras que proporcionam muitas facilidades para a pratica do exercício com mais eficiência e eficácia.

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Viva uma vida saudável!!

Viver uma vida saudável é uma escolha individual, mas não é necessário fazer isso sozinho , nós do Dicas Fit trabalhamos para que você tenha a saúde e o corpo que tanto almeja.

Para isso criamos nossa loja de produtos fitness  dê uma passadinha lá ante de ir embora, temos certeza que lá você encontrara produtos que facilitara sua vida e te ajudará a alcançar seus objetivos. Clique no botão abaixo e boas comprar!!!

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