Menu fechado

Jejum intermitente: O que é? E como fazer

Como fazer um jejum intermitente

A prática do jejum intermitente vem sendo usada desde de 2007, desde então vem sendo estudada por muitos profissionais. Até porque este método de emagrecimento tem causado muita polêmica entre os que aprovam, e os que desaprovam.

O Jejum intermitente é um método que tem ajudado muitas pessoas a perderem peso este processo que tem como objetivo intercalar períodos sem alimentação com períodos de alimentação, pois fazendo isso nosso corpo passa a utilizar a gordura que esta em excesso e com isso a perda de peso.

São muitos os questionamentos que são levantados em relação ao jejum intermitente como: faz mal passar longos períodos sem comer nada? O jejum intermitente funciona? Quais os benefícios do jejum?

Para responder estas e outras perguntas nos do Dicas Fit fizemos uma extensa pesquisa com o intuito de te dar o máximo de informação para que assim você possa decidir se vai aderir a este jejum ou não.

Se você quer realmente saber como funciona o jejum intermitente fique conosco até o fim deste post, pois  ele é um guia que vai tirar suas principais dúvidas sobre o assunto.

Jejum intermitente como fazer?

jejum intermitente

O período recomendado para realizar o jejum intermitente é entre 10 e 24 horas, ele pode ser feito diariamente ou em alguns dias da semana. Segue algumas maneiras de como realizar o jejum intermitente:

Método 1:1

Você irá se alimentar normalmente um dia sim e no outro não. Nos dias em que realizar o jejum, você pode comer somente uma refeição com apenas 500 calorias. E nos dias que não for realizar o jejum, você pode comer o que quiser (só não exagere na quantidade).

Método 5:2

Este é o mais conhecido e o mais usado. Neste modelo a pessoa come normalmente durante cinco dias por semana e nos demais dias ingere em média 500 calorias.

Já foi verificado que este jejum esta associado à melhoria do reparo do DNA (corrige os danos das moléculas de DNA que codificam o seu genoma) e da função cerebral, e também traz um aumento significativo na perda de gordura.

Método 6:1

Neste modelo a abstenção de alimento é realizada de forma completa, ou seja um dia inteiro sem comer nada, e os demais dias a alimentação é realizada de forma normal.

Este método não é muito aconselhável, por ser tão severo e exigir muito da pessoa que esta realizando, pelo fato de não poder comer nenhum alimento (somente beber água).

Alimentação realizada duas vezes ao dia

Este método  foi criado por um personal trainer chamado Max Lowry, e é realizada da seguinte maneira: você retira o café da manhã ou o jantar e estende o jejum enquanto está dormindo o que dá em média 16 horas sem se alimentar. O bom desta dieta é que ela dá para se encaixar no dia a dia da maioria das pessoas.

Dieta do guerreiro

A dieta do guerreio tem um nome bem sugestivo pois a ideia é imitar a forma com que os guerreiros ancestrais comiam ou seja, caçam à noite e comem durante o dia.

Trazendo para os dias atuais seria fazer uma refeição por dia no período da tarde e buscando sempre priorizar alimentos integrais.

Método How to Lose Weight Well

O método How to Lose Weight Well que em uma tradução bem literal significa” como perder peso de forma saudável”.

Este método é bem parecido com a dieta do guerreiro que visa realizar uma refeição no meio da tarde, só que neste modelo a refeição precisa ter no máximo de 800 calorias.

Pode-se fazer também duas refeições bem equilibradas ao dia com 1200 calorias no total, ou seja duas refeições de 600 calorias cada. Este método foi desenvolvido por um médico britânico chamado Xand van Tulleken

Segue uma tabela de calorias para você balancear suas refeições

jejum intermitente

Equilíbrio metabólico

Também conhecido como o jejum de oito horas, este método orienta que a pessoa fique 16 horas sem comer e oito horas de janela alimentar, ou seja comendo menos.

Este método além de ajudar na perda de peso também pode melhorar o sono, a digestão e os níveis de energia. Este método foi desenvolvido por um médico alemão chamado Wolf Funfack,

Jejum intermitente emagrece?

jejum intermitente

Segundo uma pesquisa publicada em 2017 no Jornal da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva (Journal of the International Society of Sports Nutrition) o jejum intermitente é eficaz no emagrecimento da mesma maneira que as dietas tradicionais, principalmente entre aqueles com excesso de peso e obesidade.

O fato é que os resultados variam de acordo com a situação em que cada pessoa se encontra, com quanto quilos está e o peso que deseja ou precisa perder.

A verdade é, que por mais que as pessoas chamem o jejum intermitente de dieta, o fato é que não é bem assim, se for para classificar o método da maneira mais fiel seria de programa alimentar,  pois ele sempre demanda adaptações alimentares a longo prazo.

O jejum é algo bem difícil de se colocar em prática, sendo assim muitos desistem logo no início. E como o jejum intermitente precisa ser algo continuo, uma vez que a pessoa para de fazer, o peso tende a  voltar, gerando assim o tão conhecido efeito sanfona.

Por causa disso, a eficácia do jejum no longo prazo, depende muito da persistência e perseverança da pessoa em manter um estilo alimentar saudável e de baixo teor calórico.

Pelo fato do jejum intermitente ter sido adotado como uma nova maneira de emagrecer e seus resultados estarem chamado muito a atenção de inúmeras pessoas, é normal muitos falarem sobre assunto darem dicas e tudo mais.

Nós do Dicas Fit por mais que estejamos aqui te dando o maior numero de informações possíveis nunca iremos desmerecer o trabalho de um profissional da área seja ele um nutricionista, nutrólogo ou endócrino sabemos que emagrecer pra muitos é uma questão de vida ou morte, e por mais que o jejum intermitente funcione é necessário ser acompanhado por quem é autoridade no assunto.

Jejum intermitente para iniciantes

jejum intermitente

Se você esta querendo perder peso e é iniciante a nossa dica é “cuidado”, pois tudo que vem  sendo dito neste post é verdadeiro, e funciona pra você, mas como já mencionei antes, as pessoas são diferentes e dependo do quanto você é saudável ou não o jejum terá pontos negativos e positivos.

Jejum intermitente emagrece quanto por semana?

jejum intermitente

Este jejum é ótimo para quem quer ter e manter uma boa forma de maneira saudável, este método tem sido muito utilizado, por dar resultados rápidos.

Quando a pessoa adere ao jejum ela já percebe resultados já na primeira semana e isso é bom, mas como já mencionei é preciso ter cuidado NÃO FAÇA  POR CONTA PRÓPRIA  procure orientação

Quem nunca praticou o método, perderá em torno de 2 kg na primeira semana fácil fácil, dependendo do estilo de jejum que escolher você poderá perder muito mais.

Jejum intermitente pode beber água?

jejum intermitente

No jejum intermitente os períodos em que se pode alimentar é chamado e de janelas de alimentação, sendo assim quando você tiver fora dela o ideal é beber líquidos que não tenha calorias principalmente “água “ e também chás e café sem doce.

Jejum intermitente antes e depois

Assista este vídeo e acompanhe a trajetória desta mulher! E veja como ela perdeu 3,5 kg em 4 dias.

Jejum intermitente benefícios

Deixar de comer traz muitos benefícios na área física e mental. Nós seres humanos durante a maior parte da história, não comíamos três vezes ao dia, fora os lanchinhos entre as refeições.

Como havia escassez de comida nossos antepassados aprenderam a viver neste tipo de situação e nos dias atuais é preciso fazer o mesmo só que ao invés de termos escassez temos abundância.

E pra ser sincero não sei o que é mais difícil se é ficar sem comer por falta de comida ou ficar sem comer quando tem comida sobrando.

Nos dias de hoje estamos a um clique de distância para que a comida chegue em nossa casa ou seja, não precisamos ser caçadores, a  verdade  é que passamos boa parte dos nossos dias numa vida fácil e sedentária (claro que muitas pessoas possuem trabalhos que exigem muito esforço físico). Dito isso, segue uma pequena lista com alguns benefícios que o jejum traz:

1-Potencializa a queima de gordura;

2-Melhora os níveis de energia;

3-Provoca reparação celular e a autofagia (quando o corpo elimina células velhas e produz novas);

4-Diminui a resistência à insulina e auxilia contra o diabetes tipo 2;

5-Abaixa o nível de colesterol ruim (LDL);

6-Aumenta seu tempo vida;

7-Desenvolve e potencializa funções cognitivas e memória.

Jejum intermitente cardápio

jejum intermitente

Nos momentos em que a alimentação é permitida, é muito importante ingerir alimentos que mantenham seu estomago cheio por mais tempo e que reponham os nutrientes que foram perdidos no período do jejum.

Dê sempre preferência  a alimentos que sejam ricos em: proteínas e com menos gordura, frutas com casca, verduras, legumes, cereais integrais (arroz integral), raízes (como batata doce, mandioca, inhame, cará, etc.)

Fuja de alimentos refinados como: pão branco, arroz branco, massas, doces e alimentos industrializados.

Se alimente da mesma maneira que você se alimentaria se não estivesse de jejum, não saia comendo desesperadamente como se não fosse comer nunca mais, pois assim você irá recuperar tudo que já perdeu e o intuito do jejum é acabar com as reservas de gordura e não o contrário.

Jejum intermitente faz mal?

O método, no entanto, não é indicado para todas as pessoas e pode trazer problemas quando feito sem a orientação adequada.

Se você se encontra em uma dessas situações: grávida ou amamentando, é crianças ou adolescentes, possui algum tipo de doença crônica, não é indicado que você realize o jejum ou participe de qualquer programa para perder peso.

Jejum intermitente efeitos colaterais

É Como já foi dito que para realizar o jejum é necessário tomar muitas precauções e neste tópico quero mostrar alguns efeitos colaterais que este métodos costuma apresentar:

1-Dor de cabeça;

2-Tontura;

3-Nevoeiro mental (confusão mental);

4-Letargia (estado de sonolência);

5-Diarreia;

6-Constipação intestinal (dificuldade para evacuar);

7-Insônia;

8-Ansiedade

9-Acidez no estomago;

10-Gota;

11-Mal hálito.

Pelo fato do jejum intermitente poder gerar estes efeitos colaterais o ideal é procurar ajuda de quem pode te auxiliar no processo, e nós do Dicas Fit queremos te apresentar um método completo de emagrecimento que tem como um de seus pilares o jejum intermitente. Segue abaixo uma descrição de como ele pode te ajudar a alcançar o corpo e a saúde que você tanto quer ou precisa, da melhor maneira possível.

Método de emagrecimento Sempre Magra

jejum intermitente

Este método é aplicado através do app Sempre Magra o que facilita muito sua vida, pois você vai ter tudo que precisa para emagrecer de maneira saudável na palma da sua mão. Clique aqui e saiba mais sobre este método de emagrecimento.

Dicas Fit

Se você que realizar o jejum da maneira correta, nós do Dicas Fit acreditamos que este programa vai ter ajudar, e mais! Ele vai te ajudar a alcançar o que várias pessoas já conseguiram (clique aqui e veja os testemunhos) e com certeza você será a próxima a ter o corpo que tanto quer? E vestir aquela roupa que tanto deseja?

Clique no botão abaixo e dê o primeiro passo para ter o corpo que tanto deseja!

jejum intermitente

Conheça nossa linha de Produto

Siga nossas redes:

Instagram

Pinterest

Facebook

Youtube

Saiba mais sobre nós clicando aqui;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *